
7 minutos
Não é uma surpresa que a cidadania italiana seja um direito tão reivindicado por seus descendentes. Em diásporas além-mar, italianos do mundo todo lutam pelo reconhecimento de seus vínculos sanguíneos com a Itália, uma comprovação de sua identidade e parte de sua longa história familiar.
Mas se engana quem acredita que tirar a cidadania italiana é só sobre morar na Itália. Existem diferentes propósitos por parte dos requerentes, que partem numa jornada quase que de auto-descoberta na busca pelo reconhecimento de seu direito de sangue.

Com a cidadania italiana, a União Europeia é uma realidade
O bloco social e econômico mais poderoso do mundo, a União Europeia é um mundo de possibilidades. Além da riqueza dos países europeus, nações integrantes do bloco usufruem de uma série de vantagens e oportunidades que tornam a vida mais fácil. O céu é só o limite!
Com a cidadania italiana, você pode tirar a cidadania europeia, ou seja, se tornar um cidadão europeu. Mas como isso funciona?
Direito de ir e vir por qualquer um dos 27 países que integram a União Europeia;
Direito de morar, trabalhar e estudar em qualquer uma das 27 nações que compõe a UE;
Passaporte europeu, um dos mais fortes do mundo, que permite entrada em diversos países sem necessidade de visto, incluindo os Estados Unidos;
Candidatura ao Parlamento Europeu, além do direito ao voto de seus representantes.

Conhecer o mundo com o passaporte europeu
O passaporte italiano, ou europeu, é um dos mais fortes do mundo. Com ele, você não precisa emitir um visto nem fazer longas entrevistas em consulados para entrar em diversos países. Em algumas situações, o único requisito é uma autorização prévia, que não é um visto, mas que é emitido e pago antes da viagem. Um exemplo é os Estados Unidos, que oferece livre entrada de cidadãos italianos, mas pede o ESTA (Electronic System for Travel Authorization).

Leia também:
O que significa ser um cidadão europeu? As vantagens da cidadania europeia
Quais são os passaportes mais poderosos do mundo?
Como montar sua árvore genealógica?
Resgate das raízes
Talvez o fator mais importante na busca pela cidadania italiana seja o resgate às raízes. Morar na Itália, viver na União Europeia e ter acesso a diversos países é uma grande vantagem, mas muitas vezes há uma razão um tanto quanto sentimental na busca pela cidadania italiana: identidade.
Afinal de contas, é com a cidadania italiana que comprovamos nosso vínculo sanguíneo com nossos antepassados, e é com ela que reafirmamos todas as nossas histórias, tradições e hábitos que nos foram ensinados por aqueles que vieram antes de nós.

E, claro, ir para a Itália
Para muitos, talvez a principal razão. Ir para a Itália significa uma chance de recomeçar, de usufruir de educação de alta qualidade, de um sistema de saúde funcional, de maior lazer e segurança. O país da bota oferece mais qualidade de vida e é o que muitas pessoas procuram quando buscam mudar de país.



